As milhares de peças de roupas e calçados doadas por pessoas de todo o país para o município durante a enchente de setembro ficarão centralizadas no Centro Vestir & Ser para distribuição a quem necessitar. Com o encerramento do abrigo no Parque do Imigrante no dia 25/09, a Prefeitura de Lajeado deu início à organização dos pavilhões 2 e 3, que concentraram as doações. As famílias atingidas já retiraram doações durante o período em que estiveram abrigadas e agora poderão seguir recebendo de acordo com a necessidade no Centro Vestir & Ser. Entidades assistenciais do município também receberam grandes volumes de roupas e calçados para que pudessem realizar a distribuição adequada aos seus públicos. Nesta segunda-feira, integrantes do Exército e detentos do sistema prisional começaram a trabalhar no Parque do Imigrante para auxiliar na triagem e separação de roupas e calçados para encaminhar ao Centro Vestir & Ser.
O Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), inaugurado logo após a enchente, é o local de referência para as necessidades das pessoas atingidas pela cheia. No local, as pessoas recebem informações sobre auxílios e benefícios, registram suas necessidades de doações, cadastram-se para o aluguel social e o Cadastro Único, entre outros serviços. O espaço está localizado ao lado da SMDS, na Avenida Benjamin Constant, 420, Centro, na sala do antigo restaurante Caixeiral. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h45 e nas sextas-feiras das 8h30 às 14h.
Depois de informar o que necessitam de roupas e calçados no Ceapac, as pessoas serão encaminhadas para o Centro de Referência Vestir&Ser. Este serviço de assistência social foi criado pela SMDS em 2020, logo após a enchente de 2020. Naquele ano, também houve doação pela comunidade de milhares de peças de roupas e calçados. Para organizar as peças, foi criado o Centro. No local, as peças de vestuário são selecionadas, lavadas e customizadas e, depois, são destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social que podem escolher as peças desejadas em uma espécie de loja comunitária, porém sem custos para os beneficiados. O mesmo formato é oferecido para as pessoas atingidas pela enchente. O Centro ainda proporciona a inclusão produtiva por meio da oferta de cursos, capacitações e workshops na área da costura criativa. O principal objetivo do espaço é qualificar o serviço de doação de roupas, calçados e acessórios.
Doações a outras entidades
- Como a quantidade de doações de roupas e calçados recebidas foi muito grande, o município de Lajeado repassou grandes volumes de peças a outras entidades assistenciais.
- Já receberam doações as entidades Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), Associação Missionária Evangélica (AME), Assembleia de Deus Pentecostal Aliança, Grupo Espírita Amor e Consciência (Ageac), e Casa de Passagem Shalon, entre outras.
- As entidades retiraram doações para encaminhar para as famílias que necessitam e são atendidas por cada instituição.
- Entidades interessadas em receber doações para encaminhar para famílias que necessitam podem contatar a SMDS pelo telefone 3982-1092.