A nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Sonho de Criança, do bairro Bom Pastor, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 1º/06, os primeiros alunos da instituição. A obra erguida com recursos federais do Fundo do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e finalizada com recursos próprios da Prefeitura de Lajeado será inaugurada, de forma oficial, no dia 14 de junho. Serão cerca de 200 vagas oferecidas pelo município na nova EMEI. Na manhã desta quinta-feira, 26 alunos dos 105 já matriculados estavam em fase de adaptação.
A diretora da EMEI, Michele Silva da Costa, ressalta a sensação de realização e felicidade por abrir as portas da escola para os primeiros alunos.
- O sentimento hoje é de realização, pois esta escola é um sonho desta comunidade. Ela também será referência, pois é a primeira instituição de ensino do bairro e demonstra um olhar especial para a primeira infância. Presenciar as primeiras famílias chegando felizes e seguras por ter um ambiente preparado para as necessidades de seus filhos é gratificante. Que nossa escola possa ser sempre um espaço para crescer, aprender e sonhar, como diz a filosofia da EMEI – destaca a diretora.
O prefeito, Marcelo Caumo, e a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, acompanharam o primeiro dia de aula na EMEI.
Localizada na rua Eugênia Mello de Oliveira Kirchheim, a EMEI fica em um terreno de 5.624,16 metros quadrados e tem área construída com 1.514,30 m². A nova EMEI possui 10 salas com espaços amplos para atender os alunos.
Obra
A obra, que teve início em agosto de 2018, foi paralisada em diversas oportunidades por falta ou atraso nos repasses de recursos por parte da União. O cronograma de execução previa a conclusão da escola para agosto de 2021.
Em 2021, a Prefeitura de Lajeado entrou com uma ação na Justiça Federal solicitando autorização para que o município pudesse dar continuidade às obras, já que estavam paralisadas desde 2020. O propósito da ação foi que o município investisse recurso próprio para finalizar a obra e para depois ser ressarcido com os recursos federais que estavam previstos.