A 16ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo recolheu mais de meia tonelada de lixo das margens e do Rio Taquari em Lajeado. Foram 591,8 quilos de resíduos recolhidos por cerca de 300 voluntários, na manhã de sábado, 25/03. A atividade voluntária ocorreu em sete municípios simultaneamente. A ação foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários de Lajeado, e contou com o apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema).
As cidades de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Estrela, Venâncio Aires e Roca Sales também participaram da ação. Foram 3,7 toneladas recolhidas nas sete cidades. Além do recolhimento de lixo, a ação contou com palestras, oficinas e passeios com a embarcação Seival pelo Rio Taquari.
Em Lajeado, o ponto de encontro para coleta do lixo e resíduos nas margens foi no Porto dos Bruder, no Parque Ney Santos Arruda, e ao longo da orla do Rio Taquari. O prefeito Marcelo Caumo e a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, a lajeadense Marjorie Kauffmann, estiveram presentes na abertura do evento.
Conforme a coordenadora da Parceiros Voluntários de Lajeado, Gilmara Scapini, houve uma redução significativa de lixo recolhido em relação aos anos anteriores e isso significa que a ação tem cumprido com o seu objetivo de conscientizar as pessoas.
- Ficamos muito felizes com a participação dos voluntários e empresas presentes, que tem crescido com o passar dos anos. Isso nos mostra que pessoas e empresas estão levando a sério essa reflexão de preservar o rio e não jogar o lixo em qualquer lugar. Neste ano também integramos atividades artísticas e rodas de conversa e verificamos que a ação está evoluindo para educação ambiental – ressalta a coordenadora.
Uma equipe da Sema esteve presente no mutirão, como ponto de apoio para os voluntários, entregando luvas, material informativo, recolhendo resíduos e com apoio de barco no rio. A química industrial da Sema, Gabriela Roehrs, participou de uma roda de conversa durante o evento.
- A roda de conversa foi importante para ressaltarmos os trabalhos de recuperação dos rios e arroios que estão sendo executados pelo município, como os projetos Nosso Engenho e Nosso Saraquá. A comunidade pôde nos questionar sobre ações e, nós, compartilharmos informações e conhecimentos para que todos colaborem em melhorar as condições dos rios e arroios do município – explica Gabriela.
Embarcação Seival
Réplica do barco de Giuseppe Garibaldi, usado na Revolução Farroupilha, o veleiro Seival trabalha com educação ambiental no Rio Grande do Sul e tem foco no cuidado com a água. Ele esteve no Rio Taquari durante o fim de semana. A iniciativa de trazer a embarcação para Lajeado foi da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) de Lajeado.
Lixo recolhido
Lajeado - 591,8 quilos
Total - 3,7 toneladas
Voluntários
Lajeado – 300
Total - 747
Fotos: Francini Ledur