Terça-feira, 27 de Setembro de 2022 16:47

Prefeitura de Lajeado organiza ações sobre a conscientização da doação de órgãos

Mês de setembro é dedicado para conscientização da necessidade da doação de órgãos Foto: Laura Mallmann Mês de setembro é dedicado para conscientização da necessidade da doação de órgãos

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (SESA), participa da Campanha Setembro Verde, dedicada à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos, com cartazes e mensagens sobre conscientização expostos nas Unidades Básicas de Saúde do município. O Dia Nacional de Doação de Órgãos é celebrado nesta terça-feira, 27 de setembro.

 

As mensagens da ação nos postos ressaltam que cada doador pode salvar diversas vidas com os seguintes órgãos: coração, dois pulmões, dois rins, fígado, pâncreas, córneas, pele e até medula óssea.

 

O secretário de Saúde, Cláudio André Klein, destaca que é muito importante realizar ações de conscientização para lembrar que sempre há fila de espera para receber órgãos.

 

- Destacamos que uma pessoa pode salvar cerca de nove vidas com a doação de seus órgãos. E, para aderir, basta avisar a família e pessoas próximas sobre a vontade de ser um doador. É um ato simples, que pode fazer a diferença para quem está na fila de espera – ressalta o secretário.

 

Na manhã desta terça-feira, uma equipe da SESA e o secretário de Saúde visitaram a Unidade Básica de Saúde Campestre. No local, a equipe do posto instalou um mural com frases sobre a campanha, além de a equipe conversar com pacientes sobre a importância de ser um doador.

 

As ações seguem durante a semana nas unidades de Saúde.

 

Ações do Setembro Verde

 

A 2ª Caminhada pela Vida - Setembro Verde para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos ocorreu no sábado pela manhã, 24/09, percorrendo o Centro de Lajeado. Promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, o evento reuniu cerca de 400 pessoas.

 

A caminhada iniciou em frente à Casa de Cultura, às 9h, e seguiu até o Posto Faleiro. Durante o trajeto foi distribuído material explicativo para pedestres e comerciantes.

Fotos

Setembro Verde - Conscientização sobre doação de órgãos 4 imagens na galeria
Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03