Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022 16:46

Segundo caso de varíola dos macacos é confirmado em Lajeado

O segundo caso de varíola dos macacos em Lajeado foi confirmado nesta segunda-feira, 26/09. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), e a Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) foi notificada. Neste momento, não há outros casos suspeito ou aguardando exames em Lajeado. 

 

Trata-se de um morador de Lajeado do sexo masculino, de 19 anos. O diagnóstico ocorreu após o paciente buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no dia 22/09, quando foi realizada a coleta da amostra de material para análise. O início dos sintomas ocorreu no dia 14 de setembro, sendo que o teste positivo para a doença monkeypox foi nesta segunda-feira. O quadro do paciente é estável e ele segue em isolamento domiciliar.

 

O primeiro caso do município foi confirmado na sexta-feira, 23/09, sendo de um homem de 27 anos.

 

Sobre a doença

 

A Monkeypox é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

 

Apesar do nome popular da doença, os primatas não humanos (macacos) não são reservatórios do vírus. Embora o reservatório seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores nas florestas tropicais da África, principalmente na África Ocidental e Central. O MPV é comumente encontrado nessas regiões, e pessoas com o vírus eram ocasionalmente identificadas fora delas, normalmente relacionadas a viagens para áreas onde o MPV é endêmico.

 

Contágio

 

A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, sendo que o contato direto com as pele ou com objetos contaminados têm papel fundamental.

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03