Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019 15:51

Pacto Lajeado pela Paz inicia capacitação de professores para metodologia socioemocional no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo

Cerca de 40 profissionais participaram do curso, que ocorreu na escola Cerca de 40 profissionais participaram do curso, que ocorreu na escola

Por meio do projeto do Pacto Lajeado Pela Paz, o município concluiu nesta terça-feira a capacitação de professores para a aplicação da metodologia socioemocional nas escolas em 2020. Na segunda e terça-feira, nos dias 16 e 17/12, professores do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo receberam a formação do Programa Seja. Cerca de 40 profissionais participaram do curso, que ocorreu na escola, no bairro São Cristóvão.

 

A prefeita em exercício, Gláucia Schumacher, e o diretor do Colégio, Edson Wiethölter, estiverem presentes no dia da abertura.

 

No primeiro dia de curso, o consultor Alberto Kopittke, diretor executivo do Instituto Cidade Segura, entidade contratada para a condução do programa, apresentou o Pacto Lajeado pela Paz, as evidências científicas e o Programa Seja. A metodologia, que será implantada a partir de 2020 em 20 sessões de educação socioemocional, é voltada a alunos do 1º ao 9º ano de todas escolas de Lajeado.

 

São princípios do programa: educação socioemocional (processo de adquirir habilidades necessárias para reconhecer e gerenciar emoções) e suas cinco competências (autoconhecimento, autogerenciamento, consciência social, competência nas relações e tomada de decisão responsável), mindfulness (estado de alerta que emerge por meio da atenção), justiça restaurativa/comunicação atenta (resolução de conflitos) e empreendedorismo (foma como uma pessoa pensa e age no momento em que se propõe a fazer alguma coisa).

 

Conforme a psicóloga do Instituto e coordenadora do Programa, Lisiane Rech , o curso é uma oportunidade para os professores experimentarem algumas atividades práticas do programa.

 

Já nesta terça-feira, 17/12, a coordenadora da Justiça Restaurativa do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Fröhlich, apresentou os elementos essenciais da metodologia dos Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não Violenta e explicou como os círculos funcionam para auxiliar na educação socioemocional. Os participantes também praticaram os círculos conversando sobre a questão: “O que está vivo em você? Como você faz para a sua vida ser maravilhosa?”

 

Ainda, os participantes receberam diversos exemplos de aulas e dinâmicas. Um dos participantes do curso foi Henrique Pretto, 39 anos. “O curso foi legal e muito produtivo. Com certeza, as dinâmicas e o diálogo nos ajudarão a trabalhar em sala de aula com os alunos. A violência é algo que preocupa a todos e devemos pensar sobre isso e de que forma podemos ajudar as pessoas que estão próximas buscando diminuir a violência”, contou Pretto.

 

As capacitações para as demais escolas do município começarão em fevereiro de 2020.

 

 

Saiba mais 

 

O programa Seja buscará trabalhar questões individuais para atuar na prevenção da violência dentro das escolas e, por consequência, na comunidade.

 

Para isso, o Pacto Lajeado pela Paz capacitará professores e monitores de todas as escolas do município e também profissionais das secretarias de Saúde (Sesa), da Educação (Sed) e da Assistência Social (Sthas), que terão a missão de preparar alunos e jovens para a tomada de decisões que, no futuro, ajudarão a prevenir a violência, afastando-os de comportamentos de risco.

 

 

Fotos

Programa SEJA - Gustavo Adolfo 3 imagens na galeria
Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03