Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 13:30

Programa Conte Comigo desenvolve habilidades cognitivas em 2 mil crianças de Lajeado

 A turma do pré A da EMEF Vida Nova compartilhando livros no pátio da escola A turma do pré A da EMEF Vida Nova compartilhando livros no pátio da escola

Em Lajeado, as famílias já começam a sentir os efeitos do Programa Conte Comigo, que integra as ações do eixo da prevenção à violência do Pacto Lajeado Pela Paz. Por meio do compartilhamento de livros, o Conte Comigo está auxiliando no desenvolvimento cognitivo e da linguagem de crianças e no fortalecimento de vínculos. Mais de 2,3 mil crianças de 3 a 6 anos de todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) e 187 pais e cuidadores estão participando do programa em Lajeado.

 

De acordo com a coordenadora do Conte Comigo, Priscilla Hasstenteufel, o programa consiste em técnicas de compartilhamento de livros, que busca instigar as crianças a explorarem e desenvolverem o enredo por meio da imaginação e criatividade, seguindo o interesse da criança, diferente de uma leitura tradicional.

 

- Temos tido retorno muito positivo com o programa. Os relatos dos cuidadores fazem referência, especialmente, ao tempo de qualidade que a metodologia propicia, de forma sensível e recíproca. O fortalecimento de vínculos tem sido evidenciado, além da promoção do desenvolvimento da linguagem e da cognição infantil - relatou Priscila.

 

Em Lajeado, o Conte Comigo é aplicado em duas versões: professoras da Educação Infantil receberam formação para aplicar o programa em sala de aula com os alunos e coordenadoras pedagógicas conduzem grupos com cuidadores (podendo ser mães, pais ou representantes), que são ensinados a compartilhar livros com seus filhos em casa. 

 

Conte Comigo nas escolas

 

O programa nas escolas é aplicado em turmas C, D e E de EMEIs e de pré-escola de EMEFs. A cada sessão são trabalhados diferentes livros e explorados diferentes temas e habilidades, voltados para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais específicas nas crianças. Entre algumas habilidades que serão trabalhadas ao longo do programa são a empatia, o controle de impulso e a concentração, que visam preparar as crianças para o início da vida escolar.

 

Na turma do pré A da EMEF Vida Nova, em Conventos, o programa é aplicado pela professora Carolina Reckziegel no pátio da escola, conectando os alunos com a natureza e com os livros. Carolina conta que o programa também tem fortalecido o vínculo entre professor e aluno.

 

- Como é um conto coletivo, eles acabam contando muitas coisas da realidade e vivência deles, fazendo com que criemos mais afinidade e aproximação com as crianças.  Eles estavam acostumados com a história pronta e agora, como eu vou perguntando, eles usam a imaginação para criar a história. Os alunos têm gostado e ainda estão construindo esse conhecimento. Ao final do programa, vamos perceber que eles estarão mais autônomos, pegando os livros e fazendo isso sozinhos - contou a professora. 

 

A  pequena Emanuely Brentano Ertel estava envolvida na história do livro “Pequenos ajudantes”. 

 

- A historinha que lemos hoje era sobre uma família pobre, que recolhia comida ajudando os outros. Gosto de ler e escrever. Em casa, o meu pai e minha mãe me ajudam a ler os livrinhos - disse Emanuely, 6 anos. 

 

Conte Comigo em grupos de pais

 

Já em grupo de cuidadores, no qual participam mães, pais ou representantes, os facilitadores ensinam técnicas de compartilhamento de livros e de fortalecimento de vínculos familiares. Os facilitadores fazem isso com o auxílio dos livros, de 7 cartões-resumo e do manual do facilitador, que contém a explicação das técnicas de cada sessão. 

 

Desta forma, os facilitadores fornecem subsídios aos cuidadores para que eles possam compartilhar os livros com as crianças em casa. Ao mesmo tempo, é uma forma de a escola criar vínculos mais próximos com estas famílias participantes. É o que afirma também a facilitadora do programa e coordenadora pedagógica da EMEF São Bento, Cláudia Terres Ferreira. 

 

- O Conte Comigo é mais uma oportunidade de, enquanto escola, estarmos presentes nas casas, nas rotinas dos nossos alunos. Por isso, há tanto cuidado, zelo, dedicação e comprometimento. Assim como esta oportunidade é estendida às mães, pais e cuidadores, que passam a fazer parte da rotina e organização escolar. Crie um tempo e um espaço dedicado a eles. É uma felicidade para as crianças encontrarem seus pais na escola, ainda mais por esta razão tão especial - contou Cláudia.

 

No terceiro encontro com o grupo de cuidadores na EMEF São Bento, o tema abordado foi “Números e Comparações'', quando os pais aprenderam técnicas para ajudar as crianças a se familiarizarem com os números, praticando a contagem de objetos presentes nas ilustrações do livro.

 

O compartilhamento de livros é novidade para Caroline Goecking Lira, mãe de Ana Luiza Goecking, aluna da EMEF São Bento.

 

- Eu não tinha essa rotina de ler com minha filha Ana. Isso está sendo novo para mim. Eu resolvi participar porque é uma forma de eu ficar mais próxima dela, já que ela costumava brincar sozinha. Percebo que ela está gostando muito, mais do que eu esperava que ela iria gostar - relatou Caroline.

 

Ivete Maria Noll da Fontoura, mãe de Lauren, sete anos, destacou que o programa também tem auxiliado no desenvolvimento da filha.

 

- Por mais que no dia a dia a gente tenta fazer isso, o compartilhamento de livros é um momento especial. É um tempo só meu e da minha filha. Isso também tem auxiliado ela a evoluir depois de ter ficado tanto tempo sem ir à escola em razão da pandemia. Cada vez que compartilhamos sai uma história diferente. Eu acho muito importante esse trabalho. Ele é válido tanto para os pais quanto para as crianças. O conceito desses livros, que não tem leitura e é só visual, depende da criatividade deles de observação - disse Ivete. 

 

Após as 8 semanas de aplicação do Conte Comigo, as habilidades do programa servirão de base para que os professores continuem trabalhando com as crianças ao longo de todo o ano, podendo ser utilizados, inclusive, outros livros de interesse da turma.

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