Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 14:43

Atendimento de berçários de Escolas de Educação Infantil de Lajeado será retomado na terça-feira, 21/09

Cerca de 220 bebês, entre 4 a 11 meses, voltarão aos educandários Foto: Pietra Darde Cerca de 220 bebês, entre 4 a 11 meses, voltarão aos educandários

Na próxima terça-feira, 21/09, será retomado o atendimento de berçários nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado. Essas turmas não estavam sendo atendidas desde o início da pandemia em razão da dificuldade de manter os protocolos obrigatórios contra a Covid-19 e da falta de profissionais da educação para a retomada. Cerca de 220 bebês, entre 4 a 11 meses, voltarão aos educandários.
 

Das 14 EMEIs que têm berçário no município, 11 retornarão em horário integral, funcionando das 6h30 às 18h30 (veja lista abaixo). A EMEI Criança Feliz do Bairro Campestre, retorna somente com o turno da manhã no horário das 6h30 às 12h30. Não retornarão neste momento os berçários das EMEIs SER do bairro Santo Antônio e Recanto Infantil do bairro Moinhos.
 

A secretária da Educação, Adriana Vettorello, explica que a prefeitura está encontrando dificuldade para contratar profissionais da educação para normalizar o atendimento em toda a rede municipal.  

 

- Embora sejam diariamente chamados, a não aceitação por parte desses profissionais se deve pela localização das escolas, falta de transporte e curto período do contrato. A expectativa é que, conforme novos professores forem contratados, vamos normalizar o atendimento em todas as escolas - explicou a secretária.
 

Outra novidade é que os alunos que frequentam os Projetos Vida no turno inverso do ensino regular agora voltaram a permanecer durante o horário do meio-dia no Projeto, como acontecia antes do início da pandemia. Os Projetos Vida irão abrir inscrições para novos alunos que desejarem ingressar de forma integral a partir do dia 27/09/2021. 
 

Além disso, a segunda-feira também ficará marcada pelo retorno das atividades de contraturno escolar em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que oferecem oficinas e atividades esportivas aos alunos. É o caso da EMEF Guido Arnoldo Lermen, que receberá as turmas do pré ao 2º ano, e da EMEF Universitário com as turmas do pré no turno da tarde e do 2º ano no turno da manhã. As EMEFs Santo André e São Bento, que também ofereciam essas atividades, não retornarão neste momento. 

 

Veja quais serão as EMEIS que retornarão com o berçário em turno integral:

 

- Cantinho da Alegria - Bairro Universitário

- Cantinho Mágico - Bairro Santo Antônio

- Criança Esperança - Bairro Conservas

- Entre Amiguinhos - Bairro São Cristóvão

- Jeito de Criança - Bairro Moinhos d’Água

- Mundo Encantado - Bairro Morro 25

- Mundo Mágico - Bairro das Nações

- Primeiros Passos - Bairro Centenário

- Risque e Rabisque - Bairro Centro

- Sabor de Infância - Bairro Igrejinha

- Fazendo Arte - Bairro Florestal

 

EMEI que retornará no turno da manhã:

- Criança Feliz - Bairro Campestre

 

Não retornarão neste momento as EMEIs:

- SER - Santo Antônio

- Recanto Infantil - Bairro Moinhos

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03