Quarta-feira, 16 de Junho de 2021 18:50

Município libera esportes coletivos, mas mantém competições suspensas

O novo decreto irá liberar os esportes coletivos e permitir o retorno das aulas para crianças de 1 e 2 anos Foto: Francini Ledur O novo decreto irá liberar os esportes coletivos e permitir o retorno das aulas para crianças de 1 e 2 anos

Nesta quarta-feira, 16/06, a Prefeitura de Lajeado anunciou regras menos restritivas para o município nos setores de esporte e educação. O anúncio foi feito durante uma reunião no auditório do Hospital Bruno Born. A decisão de liberar os esportes coletivos e permitir o retorno das aulas para crianças de 1 e 2 anos nas escolas municipais foi tomada após nova análise feita pelo Comitê de Contingenciamento do Covid-19 (composto por setores do município, representantes do Hospital Bruno Born, da Unimed VTRP e da Univates). O novo decreto deverá ser publicado nesta quinta-feira, 17/06.
 

Durante a reunião, que contou com a presença de representantes de diversos setores, como comércio, serviços, bares e restaurantes, academias e estabelecimentos de esporte, clubes e outros, foram apresentados indicadores que demonstram uma estabilização dos atendimentos na saúde e na positividade dos testes de coronavírus, apesar de os índices de ocupação hospitalar ainda estarem altos.

 

Os jogos coletivos foram liberados com restrições, como, por exemplo, a proibição do uso de vestiários e da permanência no local antes e depois da prática das atividades, entre outros. As competições esportivas continuam proibidas. Já nas escolas de educação básica, visto que a vacinação dos professores com a 1ª dose está considerada concluída em Lajeado, as aulas para as crianças de 1 ano e 2 anos em escolas municipais e privadas começam a ser retomada a partir da próxima semana. As turmas de berçário (crianças menores de 1 ano) não retornarão neste momento.

 

As outras regras mais restritivas do que as propostas pelo Governo do Estado no novo sistema 3As seguem valendo nos setores de esporte, bares e restaurantes, casas noturnas e de festas. Veja mais abaixo.

 

O  Comitê de Contingenciamento do Covid-19 seguirá se reunindo para avaliar o comportamento da pandemia, com possibilidade de restringir mais ou relaxar medidas em um próximo decreto. As medidas valerão por duas semanas, quando haverá nova reunião.

 

Clique aqui para conferir a apresentação.

 

Saiba mais

A partir da mudança no sistema de monitoramento do Estado, Lajeado e região do Vale do Taquari deverão seguir os protocolos mínimos obrigatórios do Estado, podendo ser mais ou menos restritivos nos protocolos variáveis. O município de Lajeado, considerando o cenário atual da pandemia, optou por restringir atividades dos setores de esporte, bares e restaurantes, casas noturnas e de festas. 

 

Veja quais foram as liberações:

 

Jogos esportivos coletivos:

- No mínimo 15 minutos de intervalo entre os jogos, não devendo haver contato entre jogadores de jogos distintos

- Proibição de eventos antes e depois dos jogos, bem como do funcionamento de copa, bares e afins

- Proibição do uso de vestiários e da permanência no local antes e depois da prática das atividades

- Empresas ficam responsáveis pelo cumprimento dos protocolos

 

Escolas:

- Permitido o retorno para crianças de 1 e 2 anos

- Retomada é essencial para crianças, famílias e empregadores

- Turmas de berçário não retornarão neste momento

 

Veja as restrições que permanecerão em vigor (nas atividades em que não há menção específica, serão seguidas as regras do Estado):

 

Esporte:

- Competições esportivas de qualquer tipo ficam suspensas, sem previsão de liberação 

Bares e restaurantes:

- Bares e restaurantes têm restrição de horário: abertura até 22h e saída do último cliente até as 23h

- Não será permitido música ao vivo e nem pista de dança

- Mesas com distância de 2 metros uma da outra, com no máximo 5 pessoas por mesa

- Fila externa é responsabilidade do proprietário

- Não será permitido clientes em pé

 

Casas noturnas e de festas

- Casas noturnas com atividades suspensas

- Casas de festa infantis com permissão de eventos limitadas a máximo 50 pessoas (respeitando regras extras de ocupação e distanciamento), de preferencialmente crianças de até 12 anos e 4 horas por evento, com fechamento até 23h.

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03