Segunda-feira, 03 de Maio de 2021 11:47

Alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental voltam às Escolas Municipais de Lajeado

Alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental voltarem às Escolas Municipais de Lajeado. Foto: Maiara Rovêa Alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental voltarem às Escolas Municipais de Lajeado.

Nesta segunda-feira, 03/05, foi a vez dos alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental voltarem às Escolas Municipais de Lajeado. A partir de agora, tanto alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), quanto alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental podem frequentar aulas presenciais.

 

Para o retorno destas turmas, a Secretaria da Educação (Sed) organizou um ensino híbrido, ou seja, uma semana de aula presencial e a outra semana em casa para o Fundamental. Isso ocorre em razão da necessidade de dividir as turmas em grupos menores para permitir o distanciamento de 1,5m entre uma criança e outra. As aulas serão em turnos de 4 horas. 

 

Na EMEF Dom Pedro I, localizada no bairro Jardim do Cedro, as crianças foram recebidas com balões e um painel com cartazes. Para garantir que todos sigam os protocolos de higiene, a diretora Márcia Lenise Verruck Gauer passou nas salas para dar as boas vindas e as orientações sobre o retorno.

- Eu estava passando em cada turma para dizer para os alunos que a gente quer muito manter a escola aberta, funcionando e com muitos alunos. Para isso acontecer também precisamos da ajuda deles, para que sigam os protocolos de higiene e proteção. Tanto como diretora, como professora e como mãe, eu sei o quanto é importante o contato das crianças com a escola - falou Márcia.

 

Aluna do 8° ano da EMEF Dom Pedro I, Djenifer Bonn, 13 anos, estava feliz ao retornar.

- Eu estava com muita vontade de voltar para a escola, porque é muito diferente de aprender em casa. Aqui o ambiente é especial pra isso e também porque na escola podemos contar com a ajuda do professor - explicou Djenifer. 

 

Para evitar os deslocamentos, na EMEF Dom Pedro I os alunos estão recebendo o lanche na própria sala de aula. Além disso, a escola espalhou tapetes sanitizantes e adesivos de distanciamento, que são protocolos exigidos para o retorno. 

Antes de lanchar, João Arthur Blatt de Lima, de 9 anos, passou álcool em gel na mão e ficou esperando o lanche na sua classe.

- Eu sentia muita saudade de aprender na escola. Fiquei feliz quando soube que ia ver meus colegas de novo - falou o aluno do 4° ano EMEF Dom Pedro I.

 

É importante ressaltar que a participação presencial da aula não é obrigatória, e as famílias podem optar entre enviar a criança para a escola ou mantê-la em atividade à distância. Tanto em um caso quanto no outro é necessário assinar autorização expressa para a escola.

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03