Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020 14:02

Prefeitura isola locais públicos para prevenir aglomerações no final de semana

Locais públicos foram isolados por fitas Locais públicos foram isolados por fitas

Neste final de semana, equipes de fiscalização da Prefeitura de Lajeado e órgãos de segurança irão atuar na cidade com o objetivo de prevenir aglomerações, fiscalizando pontos estratégicos, que reúnem muitas pessoas nos finais de semana. Nesta sexta-feira, 04/12, locais públicos foram isolados com fitas de segurança, como é o caso de parques, praças e áreas de estacionamento em avenidas. Já em dois pontos às margens do Rio Taquari, foram colocados blocos de concreto para evitar acesso de barcos ao Rio.

 

O cumprimento dos decretos será fiscalizado por meio de ações integradas reunindo os órgãos de segurança estaduais e municipais. Eventuais descumprimentos serão notificados pelos fiscais do município e também serão registrados para posterior análise e eventual encaminhamento ao Ministério Público para que, se for o caso, o órgão tome as medidas cabíveis para coibir o descumprimento das normas.

 

As medidas foram tomadas para seguir as regras do novo decreto do governo do Estado, que ampliou restrições em alguns setores visando reduzir a curva de contágios pela Covid-19 e o percentual de ocupação dos leitos hospitalares em todo o Rio Grande do Sul. 

 

As principais ações que serão tomadas:

 

- Os parques Jardim Botânico, Parque do Imigrante e Parque Histórico estão com restrições de locação e serão fechados ao público no sábado e no domingo.

 

- O Urban Center, em Conventos, será sinalizado com fitas de segurança para que as pessoas não se aglomerem no local.

 

- Praças e parques como a João Zart Sobrinho (Papai Noel, no Americano) e o Piraí terão as quadras e áreas de uso comum isoladas.

 

- As áreas de estacionamento das avenidas Alberto Müller, Avelino Talini e Piraí serão isoladas para impedir estacionamento.

 

- No Parque dos Dick, os estacionamentos serão fechados, a via será isolada para impedir estacionamento e agentes privados orientarão as pessoas sobre o uso de máscaras e sobre a impossibilidade de permanecerem no parque. As pessoas serão orientadas a usar máscara, não sentar no parque nem levar cadeiras ou tomar chimarrão.

 

- Os proprietários de quadras e campos de futebol privados foram alertados pela Prefeitura para que não promovam jogos até o fim da vigência do decreto. Os ginásios municipais já foram fechados e estão sem atividades.

 

- Dois pontos públicos que permitem acesso de barco ao Rio Taquari serão isolados pela Prefeitura. Proprietários de áreas privadas que dão acesso serão alertados para colaborarem no controle e evitar aglomerações de embarcações dentro do rio.

 

- Informações sobre festas clandestinas ou locais sem permissão realizando eventos proibidos pelo decreto estadual serão fiscalizados e poderão responder a processo, correndo o risco de perda do alvará.

 

- O parque de diversões instalado no Parque dos Dick teve as atividades suspensas. A Aldeia do Noel está apenas com a decoração instalada: os shows da programação cultural foram cancelados e a presença dos personagens Papai e Mamãe Noel também foi suspensa.

 

 

Principais regras do decreto estadual para regiões em bandeira vermelha, válidas também para Lajeado:

 

- Locais públicos abertos que não tem controle de acesso (parques, praças, ruas, calçadas, praias e similares): proibida a permanência. Está permitido apenas circular e fazer exercícios físicos. É obrigatório o uso de máscara.

 

- Comércio de rua, não essencial: 50% dos trabalhadores e permissão de funcionamento com atendimento presencial restrito todos os dias, mas com limite de horário até 20h.

 

- Escolas podem funcionar

 

- Restaurantes, lanchonetes e bares: alteração para 25% de lotação, com permissão de funcionamento presencial todos os dias, mas limitado até 22h. Funcionamento de delivery, drive-thru, pegue e leve (takeaway) permitido somente até 23h. Limitação de 6 pessoas por mesa, distância de 2m entre mesas e proibida música ao vivo, DJ e pista de dança.

 

- Lojas de conveniência devem respeitar o horário limite de 22h, e não é permitido o consumo de alimentos e bebida no local.

 

- Museus, centros culturais e similares: permitido funcionamento com 25% de lotação e mediante agendamento

 

- Parques e reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos: permitido funcionamento exclusivamente para ambientes abertos, com controle de acesso e 25% de lotação.

 

- Teatros, auditórios, casas de espetáculos, casas de show, circos e similares: não permitido funcionamento em ambientes fechados. Permitido funcionamento exclusivamente para ambientes abertos, com controle de acesso, 50% de lotação, com ocupação de cadeiras/vaga marcada e sem consumo de alimentos/bebidas.

 

- Cinemas: em salas fechadas não podem funcionar. Em tipo drive-in (espaço aberto), com 50% das vagas.

 

- Serviços de educação física (academias, centros de treinamento, estúdios e similares): 25% de lotação, sem contato físico, mínimo 16m2 por pessoa e esportes coletivos (dois ou mais atletas) permitidos apenas para atletas profissionais.

 

- Serviços de educação física em piscina (aberta ou fechada): 25% de lotação, sem contato físico, mínimo 16m2 por pessoa, funcionamento permitido somente para atividade vinculada à manutenção da saúde (natação, hidroginástica e fisioterapia). Vedado para lazer.

 

- Clubes sociais, esportivos e similares: esportes coletivos (dois ou mais atletas) permitidos apenas para atletas profissionais, sem público. Piscina com funcionamento permitido somente para atividade vinculada à manutenção da saúde (natação, hidroginástica e fisioterapia), vedado para lazer. Fechamento de áreas comuns, tais como espreguiçadeiras, brinquedos infantis, saunas, quadras, salões de festas, churrasqueiras compartilhadas e demais locais para eventos sociais e de entretenimento.

 

- Competições esportivas: proibidas competição de atletas amadores de qualquer tipo.

 

- Condomínios prediais, residenciais e comerciais: fechamento de áreas comuns, tais como espreguiçadeiras, brinquedos infantis, piscinas, saunas, quadras, salões de festas, churrasqueiras compartilhadas e demais locais para eventos sociais e de entretenimento. 

 

 

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03