Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 16:40

Lajeado e região permanecem na bandeira laranja entre 07 e 13/07

Lajeado e a região do Vale do Taquari permanecem na bandeira laranja de 07/07 a 13/07. É a oitava semana consecutiva que o município e região se enquadram na mesma bandeira conforme a classificação de risco atribuída pelo governo estadual.

 

As bandeiras são uma avaliação feita pelo governo do Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A validade da bandeira é das 0h desta terça-feira, 07/07, até as 24h de segunda-feira, 13/07. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 1,23, enquanto que na semana passada o indicador era de 0,79 - quanto menor o índice, melhor.

 

Rondas foram feitas pelas equipes de fiscalização. No sábado pela manhã (04/07), dois ambulantes foram abordados e orientados a se retirarem da área central onde é proibido o comércio ambulante. Outros 20 estabelecimentos foram fiscalizados no centro, quando verificou-se a disponibilidade de álcool em gel aos clientes e funcionários, se havia aglomeração, além de prestarem orientações aos comerciantes quanto às medidas restritivas que visam evitar a disseminação do coronavírus no município. No sábado à tarde outros 30 estabelecimentos foram vistoriados pela equipe de fiscalização no centro da cidade. Não houve registro de denúncias.

 

Em relação ao decreto estadual, as medidas restritivas se mantiveram iguais às da semana anterior.


São elas:

 

- Em relação ao funcionamento de bufês, permanecem as determinações do decreto estadual, que proíbe o autosserviço.

 

- É proibido o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicos do Município;

 

- É proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência, food trucks e trailers. Lojas de conveniência não tem mais restrições de horário de funcionamento;
 

- Os estabelecimentos não podem colocar mesas e cadeiras nos passeios públicos;
 

- Bares, lancherias e food trucks localizados na Rua Carlos Spohr Filho, no trecho compreendido entre o entroncamento com a Rua Francisco Oscar Karnal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), somente poderão atender ao público no turno da manhã, devendo após as 13h atender, exclusivamente, no sistema de tele-entrega ou takeaway, sendo vedada qualquer presença de público no local;

 

- Mercados e açougues localizados na Rua Carlos Spohr Filho, no trecho compreendido entre o entroncamento com a Rua Francisco Oscar Karnal até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deverão atender, exclusivamente, no sistema de takeaway no horário compreendido entre as 12h30min às 17h, de segunda a sexta-feira, podendo nos demais horários e dias seguir com atendimento presencial, desde que observando o cumprimento de todas as demais regras estabelecidas na legislação municipal, estadual e federal;

 

- O transporte público gratuito para idosos será nos horários entre 9h e 11h30 e 14h e 16h30;

 

- As academias poderão funcionar com 25% de seus funcionários e observando o limite de 1 cliente a cada 16 m² de área útil e o máximo de 20 alunos por período de treino. Fica autorizada a realização de aulas coabitadas, com 1 aluno a cada 16m², observado o limite máximo de 5 alunos por aula. Considera-se área útil somente o espaço utilizado para prática de atividade física.

 

Para saber mais:

 

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03