Quarta-feira, 10 de Junho de 2020 11:10

Oficinas do CRAS são adaptadas para garantir atendimentos na pandemia

Vitória Marques Webers conquistou o primeiro emprego por meio da oficina Vitória Marques Webers conquistou o primeiro emprego por meio da oficina

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Espaço da Cidadania em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), desenvolvem a oficina Bora Trampar, que tem o objetivo de orientar e preparar os adolescentes a partir dos 14 anos que desejam se inserir no mercado de trabalho.

 

Segundo Daniane D'Agostino, psicóloga do Cras, a oficina acontecia na modalidade presencial, em grupos de aproximadamente 12 adolescentes.

 

- Eram feitos encontros semanais a fim de abordar temas relacionados ao mundo do trabalho, como interesses profissionais, elaboração de currículos, conhecimento da legislação trabalhista e da rede de serviços como Ciee, Sine e Senai, bem como oportunidades de emprego - ela explica.

 

A modalidade grupal foi suspensa em razão da pandemia, e os atendimentos passaram a ser realizados de forma individual, o que permite atender as demandas dos adolescentes de modo mais específico e atuar diretamente com cada empresa. Agora, a oficina se adaptou à modalidade online, e os atendimentos seguem acontecendo por ligações telefônicas.

 

Para os adolescentes, a oficina faz toda diferença no aprendizado e conhecimento sobre o mercado de trabalho, como é o caso de Vitoria Marques Webers, de 17 anos. A adolescente do bairro Santo Antônio conquistou recentemente um estágio em um escritório de contabilidade de Lajeado, e diz que deve a oportunidade aos ensinamentos da oficina Bora Trampar.

 

- Gosto muito de participar da oficina porque conversamos sobre vários assuntos importantes, e também porque foi por meio dela que eu tive a oportunidade de fazer um curso de auxiliar administrativo no Senac. Tenho certeza que isso auxiliou na minha contratação - contou Vitoria.

 

A psicóloga Daniane enfatiza a necessidade de as empresas serem parceiras deste trabalho e contribuírem com a oferta de emprego a adolescentes.

 

- É importante que as empresas possam oferecer vagas e se engajar como parte de sua atuação na área de responsabilidade social - diz Daniane.

 

Como os Cras de Lajeado estão funcionando:

 

Em razão das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os atendimentos dos Cras estão sendo feitos de modo diferenciado:

 

- Caso o usuário necessite do serviço, o primeiro contato deve ser feito por telefone (confira abaixo), para identificar as demandas e se há necessidade de atendimento presencial. A realização de atendimentos presenciais será feito somente sob agendamento.

 

- Cras Espaço da Cidadania, no bairro Centro: confira as orientações para o funcionamento aqui.

 

Telefones para contato: 3982-1090 ou 3982-1308 ou 3982-1401 ou 9772-2695

 

- Cras Espaço de Todos Nós, no bairro Planalto: confira as orientações para o funcionamento aqui.

 

Telefones para contato: 3982-1133 ou 98038-2746

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03