Sexta-feira, 24 de Abril de 2020 13:26

Postos de saúde do município seguem com atendimentos diferenciados

Em razão do novo coronavírus, a Prefeitura de Lajeado por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) teve que readequar temporariamente o funcionamento nos postos de saúde do município. Ampliação no horário de atendimento, redução de horário e a suspensão total de alguns serviços foram algumas das medidas adotadas pela Sesa.

 

Desde 13/04, os Postos de Saúde do Bairro Centro e Montanha estão com o horário de atendimento ampliado para atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os pacientes com outras doenças e que antes da pandemia eram atendidos nestes postos devem buscar atendimento em outros locais. 

 

O mesmo ocorre com os pacientes que eram atendidos na Estratégia Saúde da Família (ESF) Morro 25, Conservas e a Unidade Básica de Saúde Universitário, cujos serviços foram suspensos temporariamente até o fim do período de restrições causado pelo coronavírus.

 

Por sua vez, consultas eletivas de pediatria, pré-natal e outras demandas também sofreram adequações e foram direcionadas para outras unidades de saúde. 

 

Já a partir de segunda-feira, 27/04, os atendimentos de consultas odontológicas de urgência serão centralizados em quatro locais, são eles: ESF Jardim do Cedro, Moinhos, Olarias e o Centro de Saúde São Cristóvão.

 

“É importante ressaltar que essas mudanças foram necessárias para garantir o atendimento integral à população, realocando profissionais para outras Unidades. Aliás, como eles também são suscetíveis ao contágio, fez-se necessário o afastamento de alguns deles. Ou seja, sem essa medida não conseguiríamos manter o atendimento em todos os postos do município. Por isso, pedimos a compreensão da população e orientamos que procurem atendimento em caso de necessidade”, explicou a coordenadora da Atenção Básica da Sesa, Nilce Gemelli Lavall.

 

Mais informações podem ser obtidas clicando neste link http://twixar.me/YpHT

 

Recomendação para sintomáticos de Covid-19:

 

- A orientação geral é que, antes de dirigir-se a alguma unidade, o cidadão faça primeiramente um contato telefônico com a Central de Atendimento pelo 0800-707-0809 (das 8h às 20h) para verificar a real necessidade do atendimento presencial. A equipe dará as primeiras orientações sobre como proceder.

 

- Se a pessoa considerar que os sintomas já estão mais evidentes, pode buscar atendimento nos dois postos exclusivos para isso (abaixo). O paciente não deve se dirigir ao hospital. A UPA deve ser buscada apenas quando os dois postos não estiverem em horário de funcionamento, ou seja, entre 19h e 7h30.

 

Centro de Saúde do Bairro Centro

Rua Júlio May, 383 – Centro (ao lado do 22º BPM da Brigada Militar)

Fone: 3982-1127

Horário de atendimento: 7h30 às 19h

 

Centro de Saúde do Bairro Montanha

Rua João Sebastiany, 1.312 – Montanha

Fone: 3982-1220

Horário de atendimento: 7h30 às 19h

 

 

Sintomas da doença Covid-19 causada pelo coronavírus

 

Sinais comuns da infecção incluem febre e tosse seca e, em menor proporção, sintomas respiratórios, dores no corpo, incômodo na garganta e dificuldade para respirar. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. Cerca de 80% se recuperam sem precisar de tratamento especial. Pessoas idosas e que têm problemas crônicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver a forma grave da doença. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar orientação médica.

Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03