Quinta-feira, 05 de Março de 2020 16:26

Inscritos do Pro_Move Lajeado Acelera 1.0 apresentam seus projetos no Tecnovates

Ao todo, foram apresentados 22 projetos Foto: Carolini Duzzo - Tec Ao todo, foram apresentados 22 projetos
Na quarta-feira (04/03), ocorreu no Auditório do Tecnovates, a apresentação dos projetos pelos 22 inscritos no Edital do Pro_Move Lajeado Acelera 1.0. Cada projeto teve 5 minutos para ser apresentado, sendo que os 10 com maior pontuação passarão para a segunda fase. O resultado do processo de seleção dos dez projetos será divulgado no dia 11 de março. 
 
Participaram da Banca os membros indicados pelas entidades que compõem o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo eles, o secretário da Fazenda de Lajeado, Guilherme Cé, o professor do curso de Direito da Univates, Junior Fernando Willig, o diretor de Inovação da ACIL, Jorge Faccioni, o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, Leonel José de Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) de Lajeado, André Bücker,   o Secretário de Planejamento de Lajeado, Rafael Zanatta, e o representante da CDL, Carlos Henrique Haas Oliveira.
 
A coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini, realizou a abertura do evento, explicando que o processo foi iniciado em novembro de 2019, com o lançamento do edital, lembrando que depois houve duas rodadas de treinamento aos interessados, em dezembro e janeiro, e agora acontece a etapa do processo de avaliação dos projetos. Para Cíntia, o resultado de participação é satisfatório, pois foram quase 90 pessoas participando dos treinamentos e, agora, tem-se 22 projetos para apresentação em um primeiro movimento em prol da inovação, vinculado a um edital que aporta recursos de um fundo municipal de inovação, tanto para o processo de operação, realizado pelo Parque, como para os dois projetos beneficiados no final. 
 
As empresas beneficiadas receberão um recurso para a validação dos negócios com a condição da instalação ocorrer no município de Lajeado. Cintia salienta que o Parque, enquanto mediador, tem a função de operacionalizar todo o processo do Edital, desde o seu lançamento até a seleção dos negócios inovadores.
 
Antes da apresentação das propostas, a banca passou por um treinamento dado por Sandro Cortezia, fundador e CEO da Aceleradora Ventiur. Para Cortezia, o mais importante no processo de construção do Pro_Move Lajeado Acelera 1.0 é a iniciativa de valorizar as atividades e projetos empreendedores locais para o desenvolvimento de novos negócios. Ele também cita que um ponto forte do programa é o envolvimento da comunidade e do setor privado com os empresários para fazer este processo acontecer. Cortezia salienta que a região do Vale do Taquari é empreendedora e que processos como este valorizam o empreendedorismo e possibilitam a diversificação da economia, fomentando outras ideias inovadoras.
 
Já o titular da Sedetag, André Bücker, foi muito positivo este primeiro projeto efetivo do Pro_Move, tanto pelo número de interessados quanto pelo número de projetos encaminhados. Bucker salienta que este trabalho é muito importante para o município, pois dá fôlego para o Pro_Move e mostra que a cidade tem potencial para inovação, para  empresas inovadoras e novos processos. Segundo ele, este é o primeiro passo para mostrar que existe inovação e ideias que quebram paradigmas e, também, que o município está pronto para a absorção dessas ideias e colocá-las em prática, trazendo resultados para o cidadão lajeadense e, principalmente, uma melhora na qualidade de vida, que é o grande objetivo do programa, envolvendo a quádrupla hélice.
 
Para Albano Mayer, assessor do Pro_Move Lajeado, o edital Pro_Move Acelera é um projeto muito importante para o Pro_Move Lajeado, pois ele está alinhado com os objetivos de desenvolver a região através do apoio às startups. Mayer explica que neste momento ocorre a seleção de ideias através do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Fundo de Investimento e Inovação do município, para que estas ideias viabilizem organizações em Lajeado e contribuam para a qualidade de vida dos munícipes, que é o objetivo principal do Pro_Move. Mayer salienta que é um orgulho o movimento estar participando do projeto e poder estar monitorando estas 22 ideias.
 
Por fim, Gerson Lieske, participante do Edital, conta que este processo instiga os participantes a pensar “fora da caixa”, e que pra ele foi muito interessante ser selecionado para a primeira fase de apresentações, e que outras empresas deveriam buscar estes programas de incentivo, que dão algum tipo de retorno e visam a sociedade.
 
Foto de Carolini Duzzo - Tecnovates
Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Rua Cel. Júlio May, 242 - Telefone (51) 3982 1000
CNPJ 87.297.982/0001-03