Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem (ATA)

 

O setor do ATA - Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem surgiu em março de 2017 com o objetivo de diagnosticar e avaliar os transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede municipal de Lajeado. A ideia é melhorar a qualidade do aprendizado em geral, oferecendo a estes alunos atendimento e apoio e, também, orientações para a família e a escola. 

Por meio de uma parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde, uma equipe multidisciplinar foi formada para o atendimento. O enfoque multidisciplinar possibilita uma ação qualificada junto às escolas, com devolutivas e orientações direcionadas à família, aos professores e à equipe escolar. Salienta-se que o diagnóstico correto é fundamental para o atendimento, pois o sucesso das intervenções adequadas apresenta possibilidades de mudanças na vida escolar desses alunos.

 

OBJETIVO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ATA:

Avaliar e diagnosticar os transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Lajeado, realizando atendimento, além de apoio e orientações para a família e a escola.

 

A QUEM SE DESTINA:

Atendimento de alunos matriculados nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede Municipal de Lajeado que apresentam dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem.

 

COMO ENCAMINHAR:

Observada a necessidade, as escolas solicitam a visita dos profissionais do Setor de Inclusão/SED para discussão do caso, quando se avaliam quais as estratégias pedagógicas e/ou encaminhamentos necessários.

Caso o atendimento for para a Equipe ATA, ocorre o preenchimento da ficha de encaminhamento pela escola com consentimento da família.

Crianças e adolescentes que estão em acompanhamento em outro serviço deverão entrar em contato com a Equipe Diretiva da escola.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45

 

TELEFONE PARA CONTATO: (51) 3982-1060

 

E-MAIL: sed.ata@lajeado.rs.gov.br

 

ENDEREÇO: Rua Borges de Medeiros, 370 - Centro - Lajeado/RS

 

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GRUPO MULTIDISCIPLINAR DA EQUIPE ATA 

 

 

ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE ATA:

 

PROFISSIONAL

ATRIBUIÇÕES

Coordenadora

- Coordenar as rotinas administrativas e organizacionais;

- Auxiliar no planejamento estratégico para o bom atendimento das crianças;

- Mediar e propor o trabalho em equipe;

- Acompanhar e caso necessário orientar o trabalho dos profissionais para o bom funcionamento;

- Buscar auxílio e apoio aos serviços quando for o caso;

- Identificar pontos para melhoria e buscar métodos efetivos para solução dos mesmos;

- Primar pelo relacionamento interpessoal.

Secretária

- Receber às famílias;

- Acompanhar os alunos durante a conversa entre profissional e família;

- Atender ao telefone, repassar recados e as ligações;

- Organizar a agenda;

- Realizar agendamentos de atendimentos e ligar para as famílias confirmando o horário de atendimento;

- Organizar as fichas dos pacientes;

- Fazer cópias dos laudos e colocar nas pastas dos pacientes;

- Manter atualizada a lista de espera das profissionais;

- Preencher e entregar atestados e comprovantes para os familiares e pacientes;

Separar os prontuários dos pacientes;

- Elaborar as atas e realizar os encaminhamentos solicitados durante a reunião da ATA;

Fonoaudióloga

- Avaliar e realizar terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como, aperfeiçoar os padrões da fala e da voz.

- Realizar avaliação da comunicação oral e escrita, voz e audição;

-Realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição;

- Realizar o aperfeiçoamento dos padrões da voz e fala;

- Dar parecer fonoaudiológico, na área da comunicação oral e escrita, voz e audição;

Neuropsicóloga

 

- Realizar a entrevista de anamnese do aluno que possuí indicação de avaliação, juntamente com seus pais ou responsáveis;

- Definir os testes que serão utilizados, conforme as dificuldades apresentadas no processo de aprendizagem;

- Realizar o processo de avaliação através de testes e questionários para verificar o potencial cognitivo da criança ou adolescente;

- Realizar a correção de todos os testes e instrumentos utilizados no processo de avaliação;

- Elaborar o laudo neuropsicológico, através dos resultados obtidos de cada instrumento aplicado;

- Fornecer retorno dos resultados e conclusões da avaliação neuropsicológica à equipe, aos pais ou responsáveis;

- Sugerir propostas de intervenções adequadas às necessidades da criança ou adolescente;

Neuropediatra

- Realizar atendimentos para diagnosticar casos de atraso no neurodesenvolvimento, transtornos de aprendizagem e que indicam tratamentos (terapia, medicamento);

Psicóloga

 

- Realizar atendimento psicológico individual aos alunos das escolas da rede municipal;

- Aplicar Instrumentos Psicológicos;

- Avaliar alunos para definir a conduta terapêutica e estabelecer diagnóstico e prognóstico;

- Entrevistar professores, pais e/ou responsáveis dos pacientes em atendimento;

- Orientar os pais dos alunos em atendimento;

- Orientar os professores e equipe diretiva das escolas das crianças em atendimento;

- Encaminhar pais ou responsáveis dos alunos para atendimentos especializados, tais como tratamento psiquiátrico, psicoterápico, dentre outros, quando necessário;

- Contatar sempre que necessário os serviços da rede, tais como Conselho Tutelar, CAPSI, CAPS, CRAS, CREAS, dentre outros para auxiliar nos atendimentos aos alunos;

- Elaborar Planos Terapêuticos para casos atendidos em rede, quando necessário;

Psicopedagoga

- Avaliar o processo de aprendizagem, visando entender a origem e causas das dificuldades de aprendizagem e/ou transtorno apresentado;

- Identificar as causas dos bloqueios que se apresentam nos alunos com dificuldades de aprendizagem;

- Utilizar instrumentos para auxiliar no processo diagnóstico que forneçam parâmetros para analisar/avaliar tanto as dificuldades como as facilidades do aluno;

- Selecionar os instrumentos de avaliação de acordo com as características e dificuldades apresentadas na aprendizagem, realizar a anamnese, observação clínica, sessão lúdica, análise do material escolar;

- Realizar o processo de avaliação Psicopedagógica através de testes padronizados na área da leitura, escrita, compreensão leitora; aritmética; atenção e funções executivas;

- Solicitar exames e avaliações complementares (fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, psiquiatria, pediatria, entre outros), caso necessário;

- Elaborar o Informe Psicopedagógico a partir da análise integrada de todos os dados, com a síntese da hipótese diagnóstica e prognóstico;

- Fornecer retorno da avaliação Psicopedagógica à equipe e família;

- Orientar e sugerir propostas de intervenção pedagógica aos profissionais da escola, com discussão sobre as interferências que estão dificultando a relação ensino-aprendizagem.

- Realizar a intervenção Psicopedagógica nos casos que apresentam transtorno de aprendizagem;

Encaminhar para atendimento na Sala de Recursos/Laboratório de aprendizagem os casos de alunos desligados do atendimento Psicopedagógico.

Orientadora Educacional

- Colaborar com a triagem dos alunos socializando com a equipe informações do contexto escolar, familiar e sócio-cultural.

 

 

 

 

 

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